Unhas fracas: o segredo pode estar na alimentação

Se a saúde das suas unhas anda meio mal das pernas (ops, das mãos), o problema pode estar no que você come!

O que a atriz Lindsay Lohan tem em comum com a cantora Britney Spears?

Lindsay Lohan

É fácil identificar a semelhança entre as duas! As unhas... Fracas, mal cuidadas e sem vida!

E caso você tenha acabado de pensar: “Qualquer semelhança com as minhas unhas não é mera coincidência”, esse post é pra você!

Se a saúde das suas unhas anda meio mal das pernas (ops, das mãos), o problema pode estar no que você come! Ou melhor, no que você pode estar esquecendo de comer...

Uma refeição pobre em nutrientes pode deixá-las fracas e quebradiças. Se esse é o seu caso, então, veja abaixo algumas dicas de como melhorar o que você coloca à mesa e garanta “garras” mais fortes e saudáveis!

Inclua no cardápio os seguintes nutrientes:

  • Proteínas: sirva-se mais de carnes brancas (aves e peixes) e vermelhas, além de investir em ovos, leite e derivados. Grãos como  amêndoas e quinua também são ótimas opções.
  • Vitamina A: uma boa pedida para ingerir mais desse importante nutriente é comer gema de ovo, agrião, cenoura, leite e derivados. Tomar sol, entre 8h e 10h da manhã e após às 16h, também é um reforço e tanto. Ah... E não se esqueça: sempre com protetor solar com FPS indicado para o seu tom de pele!
  • Cálcio: delicie-se com espinafre, leite e derivados, couve, beterraba, figos e tofu.
  • Água: o corpo sempre reclama quando está desidratado! E as unhas também sentem falta de líquido, ficando secas e sem vida. Por isso, use e abuse! Os médicos recomendam no mínimo 2 litros do líquido ou 8 copos bem cheios por dia... E vale também suco de frutas, água de coco, isotônicos, etc.

E para complementar, neste vídeo, a nutricionista Liliane Oppermann dá mais dicas de como deixar suas unhas mais fortes, saudáveis e bonitas. Assista e fique longe de ter unhas parecidas com as celebridades mostradas acima...

Uso tópico

Britney SpearsParalelo à boa alimentação, você pode ir cuidando do aspecto e fortalecimento das unhas adotando alguns segredinhos. Saiba mais sobre eles:

  • Óleo de cravo-da-índia: hidrata e previne a descamação das unhas, dando um aspecto mais saudável a elas;
  • Casco de cavalo: utilize o produto sempre antes do esmalte. Ele ajuda a fortalecer e previne contra quebras;
  • Removedor de esmaltes: esqueça a acetona! Ela é um verdadeiro veneno para as unhas, pois contem álcool e outras substâncias prejudiciais. Prefira sempre removedor, ok?

Dicas anotadas? Ótimo! Agora, é só agir e prestar mais atenção aos seus hábitos alimentares. E se o problema persistir, vale a pena consultar um dermatologista, pois outros fatores podem estar relacionados ao problema, como estresse, hipotireoidismo, uso excessivo de medicamentos, hereditariedade, anemia, entre outros.

É sempre bom investigar a “raiz” do problema!

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários