Você conhece a maquiagem definitiva?

Entenda como funciona essa nova técnica

Como funciona a maquiagem definitiva?Quando se fala em maquiagem definitiva você imagina uma série de produtos, cremes super potentes e um verdadeiro trabalhão para manter a pele impecável? Pensou errado. A explicação para a maquiagem definitiva está no termo dermopigmentação.

Trocando em miúdos: é a ação que visa a introdução de alguns pigmentos no tecido facial. Além da função de maquiagem definitiva, também é utilizada com o objetivo de efetuar a correção de imperfeições na face ou ainda para cobrir cicatrizes.

A mais recente técnica da dermopigmentação é mais comumente aplicada na área que fica próxima ao contorno dos olhos e dos lábios. Disparadamente, também é bastante solicitada para a correção das sobrancelhas. No caso da correção das cicatrizes e manchas na pele, funciona não apenas como estética, mas como reconstrução de uma face que passou por processos de mudanças drásticas.

Como funciona?

Antes de iniciar a maquiagem definitiva, os dermopigmentadores produzem um desenho na face com a maquiagem tradicional, aquela removível. Esse procedimento vai garantir que o contorno da maquiagem permanente seja formado com mais harmonia e naturalidade. E o detalhe principal: depois de aplicada, essa maquiagem não é removível com água ou demaquilante.

Apesar de algumas pessoas utilizarem o termo tatuagem definitiva, os especialistas afirmam que o pigmento utilizado para as duas técnicas não é o mesmo. No caso da tatuagem convencional, o pigmento dura para todo o tempo. Já o utilizado na dermopigmentação, acaba sendo removido ao longo do tempo e aos poucos vai ficando mais claro.

Durante o procedimento da aplicação da maquiagem definitiva, também é utilizada uma pomada anestésica.

Retoques devem ser periódicos

Ainda que o termo utilizado seja o de maquiagem definitiva, esse procedimento também exige retoques periódicos. Com isso, consegue-se manter uma tonalidade aceitável. Muitas mulheres não costumam ter esse cuidado e ficam com sobrancelhas de aspecto totalmente estranho. Para alguns especialistas, o retoque específico da sobrancelha deve ser feito a cada dois anos após a aplicação.

E se eu não gostar?

Laser é usado para retirarAo tomar a decisão de optar pela maquiagem definitiva, a mulher deve se cercar de todos os cuidados e pesquisar bastante os profissionais que for contratar para o procedimento.

Apesar de ser uma técnica inovada, requer uma atenção especial. Isso se explica porque, depois de pronto, só consegue ser removida com aplicações de laser.

E, no caso das sobrancelhas, o laser também interfere nos pelos. Eles podem sumir se, de repente, você quiser consertar a maquiagem definitiva.

Os especialistas também esclarecem que, para regiões da pele que são mais claras, a maquiagem definitiva também é realizada com um pigmento no mesmo tom.

Aqui vai um alerta: com um pigmento mais claro, não há absorção por parte do laser. Nesse sentido, não se remove a maquiagem, pois o laser não consegue atingir o pigmento.

Reação alérgica

Antes de iniciar o procedimento, também deve ser observada a composição do produto utilizado para evitar riscos de desenvolvimento de reação alérgica ao pigmento usado.

Alguém que, por exemplo, tenha histórico de reações alérgicas, deve ficar atento. Em relação a isso, pode-se fazer um teste em outra região mais reservada do corpo e observar a reação.

Por fim, observar os cuidados de limpeza, esterilização dos equipamentos usados e aquelas dicas essenciais na hora de procurar o profissional a realizar o procedimento.

E aí, pronta para arrasar com um novo visual permanente e evitar aquela correria diária para preparar a maquiagem? Ou ainda, pronta para elevar sua auto-estima depois de ter enfrentado alguma doença da pele ou acidente que tenha modificado seu traço facial? Mãos a obra!

Postado em .


Recomendado para você

Comentários