Quais vitaminas fazem bem a pele?

Entre as diversas vitaminas essenciais para o corpo, algumas das substâncias têm ações importantes na nutrição da pele.

Na composição de cosméticos para a pele, as vitaminas auxiliam na restauração de lesões cutâneas e de inflamações, além de manchas avermelhadas, entre outros. Entre as diversas vitaminas essenciais para o corpo, algumas das substâncias têm ações importantes na nutrição da pele, auxiliando em várias funções relacionadas aos nossos tecidos.

Problemas da pele

Os problemas mais comuns na pele, que podem ser tratados ou reduzidos a partir do consumo de vitaminas, são as acnes, rugas, os cravos, as lesões e manchas na pele e o envelhecimento precoce. As espinhas e os cravos surgem graças à produção das glândulas sebáceas, capaz de entupir os poros e causar inflamações na pele. As rugas, muito comuns com o envelhecimento, deixam a pele sem energia, seca e com marcas de expressão, principalmente no rosto.

Quais vitaminas fazem bem a pele?

Vitamina A

Sendo a principal vitamina em cosméticos, o retinol (ou vita A) auxilia no crescimento do tecido ósseo e do aparelho reprodutor, além de ser utilizado no tratamento de doenças de pele como acne, psoríase, foto envelhecimento e tumores cutâneos. Sua principal função se relaciona ao equilíbrio de enzimas metabólicas específicas, além de balancear a produção de secreções das glândulas sebáceas.

Oxigenando a pele, a vitamina está altamente presente em cremes diurnos e noturnos para o rosto, trabalhando na regeneração da pele e na recuperação de água e colágeno.

Vitamina C

É difícil trabalhar com a vitamina C em composições cosméticas pois suas propriedades são instáveis, e se perdem facilmente na presença de ar, água, luz ou calor em média escala. Usada em altas concentrações, a vita C conta com alto potencial antioxidante, garantindo atuação na formação do colágeno, firmeza da pele e ajudando a eliminar manchas.

Sendo mais conhecida por fontes naturais, como frutas cítricas e vegetais, a vitamina está presente em cosméticos específicos para o tratamento contra o envelhecimento precoce, como hidratantes. Ela ilumina a pele do rosto e melhora a circulação, além de trabalhar no desenvolvimento de células novas.

Quais vitaminas fazem bem a pele?

Vitamina E

A vitamina E é a segunda mais utilizada em cosméticos, essencial para a pele e com alto potencial nutritivo. Hidratante e muito tranquilizadora, a vita E ajuda a combater linhas de expressão e rugas, trabalhando na proteção de células de ação dos radicais livres. Os cosméticos com maior concentração da substância são os produtos pós sol, que cuidam da sensibilidade cutânea e estimulam a regeneração da pele, além de cremes pós-barba e hidratantes para mãos e pés.

Postado em .


Recomendado para você

Comentários