Muay Thai ou Arte marcial tailandesa

As vantagens do Muay Thai, nova febre das academias

O Muay Thai está fazendo a cabeça das mulheres, que se rendem ao esporte por motivos variados.

Conhecido como boxe tailandês é um esporte que ajuda no desenvolvimento da concentração e da agilidade.  Surgiu há mais de dois mil anos, como tática de defesa nas guerras e está cada vez mais presente nas academias brasileiras.

Muay Thai ou Arte marcial tailandesa

Vamos desvendar os segredos para tanta paixão? O que esse tipo de treino gera no organismo? Um dos principais benefícios para o corpo é o fato dele modelar membros inferiores e superiores.

A maioria das mulheres que faz Muay Thai sai da aula bem acabada. Mas, tenham calma! Os aspectos positivos são vários: modela completamente o abdômen, garante condicionamento físico, resistência e o melhor: alivia o estresse.

O treino é mais puxado e por conta disso os músculos dão uma resposta mais rápida. Você pode escolher quais regiões prefere trabalhar e focar nos resultados, que em alguns casos podem ser observados em apenas um mês.

E os comentários de que você agora é lutadora? Nada disso...apesar de aparentemente truculento, esse esporte não defende violência. Você vai ficar fascinada, mas pela qualidade de vida e saúde que resultarão dos treinos. Vamos aos benefícios?

Adeus, calorias!

As artes marciais, e dentre elas o Muay Thai, comprovadamente prolongam a queima de energia. É um resultado que ocorre mesmo depois do treino, por conta da intensidade dos exercícios. Durante os treinos, também ocorre maior aproveitamento do oxigênio por parte do organismo.

Músculos sob medida

Muay Thai ou Arte marcial tailandesaUma das preocupações de quem não conhece essa atividade é achar que vai ficar com músculos masculinos se aderir à modalidade. Definitivamente, não. O efeito do Muai Thay é inverso: ele vai secar gordura, definir seu corpo e tonificar sua massa muscular de forma equilibrada e igualitária.

Os exercícios são focados em socos, joelhadas e chutes. No final das contas, todos eles definirão e ativarão o abdômen.

No início é natural você não conseguir fazer todos os movimentos, mas basta que eles sejam feitos de forma repetitiva para que a fixação e adequação do corpo aconteçam.

Humor e estresse

Durante todo o treino, você acaba sendo instigada a superar dificuldades. Seja no aquecimento, no aprendizado dos movimentos e na execução dos golpes com o “adversário”. Afora esses fatores, você está em um tatame e com todos os elementos para soltar as feras. Em um cenário desses, você enterra todo o estresse que carrega no corpinho e na mente. Ansiedade, tensão, energias pesadas são expelidas. E o que colocamos no lugar? Rapidez nos movimentos, inteligência, auto-estima!

Postura

O Muay Thai tem como eixo central o trabalho coordenado da musculatura do abdômen, glúteos e parte inferior das costas. É o chamado core. Esse foco repercute especialmente no resultado de uma barriga reta. Por tabela, também auxilia na sustentação da coluna. É esse o objetivo para que você permaneça firme em um tatame e preparado para as investidas do adversário. Com o tempo, ocorre estabilidade nas costas, correção da postura e prevenção de dores.

Nesse vídeo, algumas curiosidades para a prática do Muay Thai especificamente entre o público feminimo. Vamos conferir?

Dicas para as iniciantes

Muay Thai ou Arte marcial tailandesa1. O alongamento específico para pernas, quadris, braços e ombros é essencial após o aquecimento realizado no início do treino.

2. Procure sincronizar a respiração com os movimentos.

3. Antes de entrar no tatame, faça os exercícios com um tênis mais leve. Para treinar, use roupas confortáveis e mais soltas.

4. Para quem já pratica algum tipo de atividade física, o ideal é que os treinos de Muay Thai fiquem mais reduzidos a três vezes na semana.

Agora, vamos para a academia mais próxima de casa e colocar a teoria em prática!

Fotos: www.voluvia.com, abiosemaringaense.blogspot.com.br, www.bolsademulher.com, blogpapodemulherzinha.blogspot.com.br

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