Hidroginástica é alternativa para quem não gosta de academias

A atividade age no sistema aeróbico e cardiorespiratório

A hidroginástica é uma excelente alternativa para quem gosta de praticar atividade física na água. Esse tipo de exercício age no sistema aeróbico e cardiorrespiratório. Também auxilia na resistência e ajuda a fortalecer os músculos, garantido flexibilidade ao corpo e sensação de bem-estar. 

Hidroginástica é alternativa para quem não gosta de academias

Uma das grandes vantagens da hidroginástica está no fato dela permitir que pessoas de qualquer idade façam uso da atividade. Quem possui uma vida muito agitada e não gosta das atividades físicas tradicionais pode apostar nessa alternativa.

Atletas, gestantes ou pessoas que estejam se recuperando de lesões também podem aproveitar essa prática esportiva. Os exercícios na água são muito divertidos e agem na obtenção da boa forma. Veja os benefícios: 

Benefícios da hidroginástica

Hidroginástica tem vários benefíciosA hidroginástica torna o espaço da atividade física divertido, gerando interação entre os participantes. Ideal para pessoas mais tímidas que vão conseguir se soltar um pouco mais e ficar menos inibidas.

  • Age na melhoria do sistema aeróbico;
  • Amplia a resistência cardiorrespiratória e muscular;
  • Melhora a flexibilidade e garante bem-estar geral;
  • Gera perda calórica de quase 400 kcal/hora;
  • Melhora os aspectos da força e ajuda a desenvolver os grupos musculares;
  • Amplia a circulação do sangue no organismo;
  • Tonifica a região dos músculos, deixando braços, pernas e glúteos bem torneados;
  • Dá qualidade à flexibilidade das articulações.

Quais os riscos?

Iniciar a hidroginástica sem uma recomendação médica pode ser um risco. Essa questão é observada em qualquer atividade física. A hidroginástica é praticada com a água em um nível do ombro. Com isso, o peso do corpo vai diminuir 90% e eliminar os impactos musculares e articulares.

Quanto menor o nível da água, maior será o impacto. Confira os grupamentos musculares mais exercitados na hidroginástica: Glúteos, braços, pernas, abdômen e costas.

Para conquistar maior rendimento físico durante a hidroginástica e qualificar a capacidade cardiovascular procure manter uma frequência entre 70% e 85% das suas capacidades totais. Se quiser perder peso e já começar queimando gorduras, a frequência deve variar entre 55% e 70%.

Não bloqueie a respiração, faça três aulas de 45 minutos ao longo da semana e sempre vá conversando com o instrutor sobre alguma reação ou dúvida.

Quais materiais devo comprar?

Alguns equipamentos e peças de vestuário devem ser adquiridos.

Hidroginástica é alternativa para quem não gosta de academias

  • Step: semelhante ao que é usado fora da água vai trabalhar exercícios de perna.
  • Halteres: usados para exercícios de braços.
  • Luvas: podem ser plásticas, de lycra ou neoprene. Ampliam a resistência dentro da água e melhora o esforço.
  • Tornozeleira: utilizada nas pernas, na região dos tornozelos. Amplia a resistência na água e fortalece a musculatura dos glúteos e pernas.
  • Noodles: também chamadas de cobrinhas, são flutuadores versáteis. Servem para vários tipos de exercícios realizados ao longo das aulas.
  • Acquajogger: é uma espécie de colete feita com espuma flexível. Pode ser bem ajustada à cintura.
  • Aquafins: para tornozelos e punhos agindo na melhoria da resistência. As forças devem ser focadas na musculatura em que se deseja ter resultados, pois eles agem na tonificação dos músculos.

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