Dicas para acabar com as estrias

Com a chegada do verão e dos biquínis as mulheres precisam estar com o corpo em dia. Confira técnica

Dizem que as estrias são feitas de uma matéria com uma propriedade especial que somente as mulheres conseguem enxergar, já que a grande maioria dos homens não conseguem identificar as estrias que as mulheres conseguem ver de longe, seja nelas mesmo ou em outras mulheres. Brincadeiras a parte, as estrias realmente são problemas sérios para as mulheres. Geralmente elas começam com um pequeno risco vermelho, praticamente imperceptível. Mas depois de um tempo este pequeno risco vai ficando maior, e criando ramificações, deixando o corpo cheio de estrias.

Dicas para acabar com as estrias

Antes de entrarmos nas dicas de como se livrar das estrias que insistem em se instalar nos locais mais indesejados do corpo feminino, vamos passar tentar entender o que é a estria.

O que são estrias

Toda nossa pele do corpo é composta por fibras elásticas, sendo que estas fibras podem ser rompidas na medida que a pele precisa se adaptar ao crescimento. Imagine como se fosse um balão, na medida que ele enche a parte externa precisa se adaptar. Com a nossa pele acontece a mesma coisa. Quando a pessoa engorda, a pele precisa se adaptar para conseguir se adaptar ao volume a mais que está por baixo da pele. Mas quando as pessoas emagrecem a pele também precisa se adaptar, e geralmente este efeito sanfona acaba causando o rompimento das fibras, que se caracterizam por umas rachaduras, que são conhecidas como estrias.

Grávidas também sofrem com problema de estria

Mas não é apenas o chamado efeito sanfona que causa as estrias. As vezes, apenas o fato da pele estar muito ressacada já pode ser um motivo para que a pele resseque e assim apareçam as rachaduras na pele. Da mesma forma que as pessoas que fazem academia também podem ter este tipo e problema  porque não são apenas os músculos do corpo que a pessoa movimenta quando está fazendo exercício, mas também a pele acaba tendo que se movimentar muito em um ponto concentrado, o que pode causar também as estrias.
E por mais que pareça que apenas as mulheres se preocupem com este tipo de problema, vale lembrar que as estrias não são problemas exclusivos das mulheres. Os homens também podem apresentar estriar, principalmente na região da barriga.

A importância da hidratação

Hidratar o corpo é um dos grandes segredos para evitar este tipo de problema. Mesmo que as pessoas estejam passando pelo problema de emagrecer e engordar rapidamente, se a pele estiver bem hidratada ela poderá amenizar o surgimento deste tipo de estria, porque se a pele não está seca ela consegue se adaptar melhor tanto ao crescimento quanto a redução do volume que está por baixo dela. E quando a mulher está grávida a hidratação deve ser ainda mais constante.

Hidratação

O creme hidratante que a mulher vai usar para manter a sua pele hidratada fica a critério de cada uma. Mas é importante que elas tenham noção do seu tipo de pele para saber que tipo de creme realmente ela precisa utilizar. Não adianta nada utilizar um creme para pele seca se a pessoa tem pele oleosa, porque apesar de evitar que as estrias apareçam podem aparecer outros problemas. Recomenda-se que sejam cremes hidratantes realmente de boa procedência, porque geralmente este tipo de creme acaba tendo uma reação por um maior período de tempo.

Existem também umas dicas que podem ser utilizadas para potencializar a utilização dos cremes hidratantes no corpo. Antes de mais nada, o momento ideal para fazer esta hidratação é imediatamente após o banho, sendo que independe o fato das pessoas tomarem banho de manhã ou de noite. Especialistas garantem que nos cinco minutos depois do banho nossa pele acaba absorvendo melhor os cremes porque os poros estão amis abertos.

Massagem

As mulheres que já estão vendo alguns sinais de estrias aparecendo no corpo não podem deixar de hidratar o corpo nunca, porque a tendência é que aquela região fique ainda mais seca com a aparição das primeiras estrias. Elas devem aproveitar este momento de hidratação da pele para também fazer uma massagem no local, porque isso ajuda a dar as fibras do corpo mais elasticidade e desta forma as estrias podem ser evitadas ou diminuídas. É importante que a massagem seja feita com cuidado na região onde aparece o problema. Outra dica importante: por mais que a estria dê coceira na pessoa, é muito importante que nunca se coce, porque se as estrias virarem feridas vai ficar muito pior a sua recuperação.

Tratamentos agressivos

Mas infelizmente em algumas situações estas técnicas de prevenção não adiantam em nada. Por mais que a pessoa consiga manter sua pele hidratada, massageada, conseguir ter uma dieta balanceada, e tudo mais, as pessoas não conseguem evitar que as estrias apareçam. Se a situação realmente persistir, a dica para as mulheres é partir para uma método mais agressivo de tratamento afim de tentar acabar com elas de uma vez por todas. Mas é importante que as mulheres consultem um médico dermatologista antes de partir direto para aquele tratamento de salão de beleza que a amiga indicou e comprar pacotes de todas as sessões possíveis.

Laser para estrias

Depois de uma consulta com o médico dermatologista, será possível tomar uma decisão de que tipo de tratamento fazer baseado não apenas nos “achismos” mas principalmente em informação. Dentre os tratamentos agressivos mais eficientes que estão disponíveis hoje em dia o laser é um dos mais comuns. Diversas clinicas estão oferecendo este tratamento, já que está muito mais fácil para as empresas comprarem este tipo de equipamento. Os tratamentos mais eficazes são os com laser fracionado não ablativo, ablativo e radiofrequência fracionada. Todos, através de calor e energia, estimulam o colágeno e melhoram a qualidade da pele, explica a diretora da SBD.

Todos os aparelhos que funcionam com base no laser emitem uma luz no corpo da pessoa, localizada diretamente onde o problema está. Recebendo esta grande carga de energia, o corpo acaba tendo a produção de colágeno aumentada, sendo que esta substancia é a grande responsável por manter a nossa pele mais elástica. Geralmente este tipo de tratamento apresenta bons resultados, mas também podem apresentar alguns probleminhas, como queimaduras, escoriações, dentre outros.

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários