Cuidados especiais para os pés do verão!

Aprenda como evitar os transtornos e curtir o seu verão

Cuidados com os pés no verãoO verão chegou e precisamos ficar alerta com uma parte do corpo que sofre bastante impacto com o a mudança de temperatura: nossos pés. Assim como as peças de roupas, torna-se necessário o uso adequado de calçados e alguns cuidados extras.

Com o uso excessivo de sandálias, que são os calçados mais adequados para a estação do calor, os pés ficam totalmente expostos. Entretanto, muitas pessoas não gostam de deixar os dedos e calcanhares de fora por vergonha de problemas como ressecamento da pele, calos ou unha encravada.

Mas há soluções rápidas e úteis para combater esses transtornos.

Vamos ficar por dentro?

Muita gente não imagina o quanto as células mortas da região dos pés podem causar problemas. Nesse sentido, uma limpeza especial, esfoliações e sessões de hidratação tornam-se essenciais. Além disso, evitam ressecamento, rachaduras e garantem mais conforto.
Para isso, vale a pena investir em bons cremes, especialmente os que são concentrados em uréia.

Reportagem da Unisul TV também faz um alerta e mostra como deve ser o dia-a-dia dos seus pés nesse verão.

As dicas dos dermatologistas

No período do verão, são recomendadas esfoliações semanais, com movimentos circulares, especialmente nos calcanhares. Já a hidratação, deve ser diária. Uma ótima dica apontada pelos dermatologistas é você hidratar com o uso de meias algodão ou específicas. Para evitar as rachaduras, também pode ser utilizado silicone. A pela não resseca e fica muito mais sedosa.

E para executar tais dicas, vamos às receitas caseiras:

  • Esfoliante: misture uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de óleo de amêndoa e uma colher de sopa de sal grosso. Depois, esfregue bem os pés, enxaguando com água morna.
  • Hidratante: junte duas colheres de sopa de óleo de amêndoa, uma colher de café de aveia moída, duas colheres de sopa de mel e duas colheres de sopa de iogurte. Esfregue essa mistura nos pés e cubra-os com uma meia. Também pode ser utilizado um papel filme de pvc. Permaneça com a hidratação por uma hora.

Calos

A pressão repetitiva de um calçado na região dos pés inevitavelmente gera os incômodos calos. O organismo criar uma alternativa de se encorpar contra o sapato que está forçando aquela região. Os calos podem ser causados tanto pela postura, quando pelo material do calçado. Não há como fazer milagres... Nesse caso, você precisa afastar esse sapato e utilizar outro calçado.

Aposte nas pontas arredondadas que tendem a machucar menos e, no caso de calçados novos, vale a pena hidratar os pés e utilizar cremes que ativem a descamação da pele.

Chulé


Como exterminar o chuléO chulé é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. Se não houver cuidados com a higiene, o problema fica cada vez pior. Uma dica básica é a troca diária da meia caso você a utilize. Dê preferência Às meias de algodão.

Após utilizar um calçado, não o guarde sem deixá-lo exposto ao sol. O calor seca o suor e elimina as bactérias e os fungos que geram o odor. Evite ao máximo repetir o mesmo calçado em dias seguidos. 

Além dos talcos comuns, existem alguns sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos que devem ser utilizados após o banho. Alterne entre sapatos fechados e abertos, utilize calçados com diferentes materiais, dando preferencia aos que estão melhor adaptados aos seus pés.

Redobre os cuidados com o higiene, seque bem os pés e evite calçados fechados no verão.

E uma dica pouco conhecida: use protetor solar nos pés. Eles também sofrem influência dos raios solares e o uso diário do protetor evita o ressecamento e previne doenças como câncer de pele.

Manter as unhas sempre limpas e bem aparadas é o retoque final. Afinal, elas precisam de cuidados especiais além de um belo e colorido esmalte. Depois dessas dicas, basta curtir o verão!

Fotos: p2.trrsf.com.br, belezabela.com

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários