Como melhorar o sono

Dormir bem ajuda a manter a beleza

Manter as noites de sono com total qualidade nem sempre é fácil, especialmente em meio à semana corrida que toda mulher enfrenta atualmente.

Como melhorar o sono

Segundo os especialistas, uma boa noite sono é aquela que tem duração de oito horas diárias. É durante esse tempo que o corpo vai realizar algumas funções essenciais que interferem diretamente na saúde: fortalecer o sistema imunológico, secretar e liberar hormônios (da insulina, do crescimento, entre outros), consolidar a memória e relaxar a musculatura.

Cerca de um terço da população sofre com problemas de sono. As consequências mais diretas interferem na saúde, gera crises de mau humor e afeta o rendimento das tarefas do cotidiano.

A pele também sofre com os efeitos de noites mal dormidas e os sinais são imediatos: as indesejáveis olheiras. A longo prazo, as interferências no sono podem afetar a tonicidade dos músculos, causando cansaço crônico.

Como o sono interfere na beleza?

Como melhorar o sono

Muita gente desconhece o porquê de a beleza também sofrer interferência das inconsistências do sono. Na verdade, o que ocorre é que as células não descansam e não organizam suas funções que também servem para tratar a beleza.

Os cosméticos noturnos também são recomendáveis nesse período, pois as ações da pele estão funcionando em ritmo mais ou menos acelerado. A perda de água é um exemplo claro desse aspecto: à noite, pode ser 25% maior que no período do dia.

A eliminação dos radicais livres também ocorre durante o sono. E o que ocorre se não há a eliminação desses componentes? Rugas!

O que recomendam os especialistas?

Confira as dicas dos especialistas para que você consiga manter uma boa noite de sono.

Como melhorar o sono

  1. Local: escolher um local fresco, confortável e de silêncio é essencial. Algumas pessoas só dormem com total escuridão, outras preferem meia luz.
  2. Preparação: antes de deitar-se, procure meditar ou fazer alguma atividade de relaxamento. Para quem preferir, deve fazer as orações ou outra técnica de alívio das tensões.  Outro erro grave é deitar e levar consigo os problemas. O correto é que você anote suas inquietações e deixe para resolvê-las a partir do outro dia.
  3. Relógio: não é correto ficar observando o relógio a cada vez que despertar. Se tem esse hábito, retire o relógio do quarto, pois sua noite pode tornar-se ainda mais insone.
  4. Insônia: se depois de tomar todos esses cuidados, ainda sentir insônia, não force o sono. Levante-se, tente realizar outra atividade e depois retorne à cama.
  5. Dispersão: ao deitar-se, desligue-se do mundo. Nada de televisão, videogames ou outras distrações. No máximo, uma leitura rápida antes de realmente deitar-se.
  6. Posição ideal: os especialistas recomendam que se durma de lado, com as pernas um pouco flexionadas. O travesseiro não deve ser muito alto, podendo ser apoiado no rosto. Colocar uma almofada entre as pernas, em média na altura dos joelhos também é permitido.

Os 10 mandamentos para um bom sono

Nesse vídeo, algumas dicas bem legais. São os mandamentos do sono!

  • Atividade física: a prática regular de exercícios é uma aliada essencial, pois vai ajudar o organismo a sentir a necessidade da hora do descanso. O ideal é que a última atividade física ocorra em até duas horas antes de ir para a cama.
  • Alimentação: dormir com fome é uma furada. Mas, também não podemos dormir “empanturradas”. O equilíbrio é a dica dessa hora. No máximo, um copo de leite ou uma maçã antes de deitar-se. O leite é carregado em triptofano, substância precursora da serotonina, que é decisiva para o prazer e também para o sono. Se você prefere jantar à noite, faça uma refeição leve. Depois da adolescência, o organismo tem modificada a sua capacidade digestiva, tornando-a mais lenta. Dormir fazendo a digestão é um erro gravíssimo.
  • Líquidos: beber água regularmente é essencial, mas não precisa ser à noite, antes de dormir. Esse “erro” pode levá-lo a despertar por mais de uma vez durante a noite.

Fotos: http://www.wandaarjona.com.br, http://www.euamoalapa.com.br, http://dicassobresaude.com, http://euacheiprimeiro.com

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