Café da manhã saudável evita exaustão emocional

Saiba como deve ser a sua primeira refeição

Café da manhã saudável evita exaustão emocionalUma pesquisa organizada por uma professora da Universidade de São Paulo (USP) revelou que somente 30% dos ouvidos costumam tomar um café da manhã saudável, que contenha a devida dieta para manter um indivíduo bem disposto ao longo do dia.

Os motivos que levam a tão baixo nível de compreensão da importância dessa refeição são vários: muita gente, por exemplo, não cria o hábito de alimentar-se bem para começar o dia. A correria do dia-a-dia também leva muitas pessoas a terem que obrigatoriamente tomar um rápido e empobrecido cafezinho. O que não pode acontecer, sob hipótese alguma, é você justificar essa má alimentação com o medo de engordar. Aquelas desculpas nada a ver de que não tem costume e não sente fome também são facilmente rebatidas: basta criar o hábito!

Um café da manhã completo e saudável não vai fazer com que você engorde. Pelo contrário! Ele vai permitir que você não sinta aquela fome desenfreada ao longo do dia, a ponto de adquirir uns quilinhos a mais ao comer muita besteira.

Desempenho baixo

A ausência de uma refeição adequada logo no início do dia interfere diretamente no desempenho das pessoas, com prejuízos para todo o dia.

No ambiente corporativo, nas universidades e em diversos espaços de trabalho é comum encontrar exemplos de cidadãos que rapidamente apresentam exaustão emocional por não terem realizado um saudável café da manhã.

Os primeiros sintomas são a fadiga excessiva, a ausência de forças para realizar as tarefas do dia e uma série de contratempos. A sensação de que o organismo não consegue dar conta do que está sendo exigido é constante.

Exaustão emocional

Com esses sintomas, rapidamente o emocional também passa a ser atingido e o indivíduo muitas vezes nem percebe a causa real do problema.

Percebe que está emocionalmente abalado, o trabalho perde boa parte da motivação e a própria satisfação pessoal é atingida. Assim, as perspectivas são reduzidas, o nível frustração se eleva, com a constante sensação de incompetência e fracasso presentes no dia-a-dia da pessoa.

O potencial do carboidrato

Café da manhã saudável evita exaustão emocional

Não é necessário ficar aflita! Há uma ótima solução para combatermos esse mal hábito. Para a pesquisadora da USP/SP, Elizabeth Wenzel Menezes, que realizou o estudo sobre a importância do café da manhã, um dos itens essenciais para manter o café da manhã mais saudável é o carboidrato.

A pesquisa, intitulada "Carboidratos e fibra alimentar: resposta glicêmica", aponta que os carboidratos têm capacidade de produzir respostas glicêmicas diversas. A pesquisa explica que os componentes com reduzido índice glicêmico são aqueles alimentos que garantem um vagaroso aumento da glicemia. Esses alimentos, na verdade, nos permitem ter fontes e reservas graduais de energia por um período mais prolongado.

E qual deve ser o café da manhã ideal?

E quais são esses alimentos que garantem um café ideal? Está classificado nesse grupo o famoso pão! Mas não se preocupe: pode ser o light ou aquele produzido à base de cenoura. O pão de sete grãos também é bem recomendado. Esses pães frios são os queridinhos dos nutricionistas.

Café da manhã saudável evita exaustão emocional

Para quem gosta de massa, a indicação é aquele macarrão estilo espaguete. De preferencia, bem cozido. Na área dos farelos, vale a aveia em flocos e outros tantos que constantemente observamos no mercado.

O leite com café, mesmo com o produto achocolatado com açúcar também estão permitidos. Os sucos, então, são os mais recomendados! Pode ser o de laranja ou de alguma outra fruta da sua preferência.

Portanto, ficar atenta e colocar a mudança de hábito como desafio são as mais recomendadas soluções para você manter-se saudável e conquistar melhores resultados no seu desempenho diário. 

Postado em .


Recomendado para você

Comentários