Como conservar e guardar suas Bijuterias

Aprenda dicas sobre como guardar e manter suas peças de Bijuterias sempre novas

Toda mulher tem ciúmes e cuidados com suas bijuterias e jóias. No caso das bijuterias, alguns cuidados são imprescindíveis para a boa conservação das peças. Muitas vezes não é pelo valor material, já que elas não valem tanto quanto jóias, mas pelo valor simbólico. Algumas são as mais preferidas, outras são presentes de pessoas queridas  e dificilmente queremos nos “desapegar”.

Bijuterias

Nesse sentido, vamos aprender algumas dicas para que você possa fazer a manutenção, prevenção e boa conservação das bijus! O tempo médio de duração de uma bijuteria pode ser de longos anos. 

Há pessoas que conversam as peças por mais de 10 anos. Vamos às dicas?

Como guardar cada peça

Para guardar as peças, você pode usar tanto as embalagens de veludo, quanto as de papel de seda, geralmente brancas. Os saquinhos e embalagens devem ser abertos, limpos e analisados periodicamente.

Bijuterias

No mercado também já existem diferentes mostruários de jóias, com veludo e possibilidade de dobra, que são muito recomendados para a conservação.

As peças devem ser guardadas separadamente, de forma individual. Nada de misturar os brincos, as pulseiras. Para quem trabalha com vendas de bijuterias, muito cuidado com a luz excessiva. Se for expor em uma vitrine, evite colocá-la próxima às lâmpadas, pois podem ocorrer oxidação e escurecimento da peça.

Muito utilizados pelas mulheres, os colares maiores podem ser pendurados. Assim, eles não embolam e tornam-se mais rápidos de ser encontrados.

Os colares que podem deformar ou riscar requerem um cuidado especial. Já as pérolas, por serem muito frágeis, devem ser guardadas em saquinhos.

Água e produtos químicos

Não podemos utilizar as bijuterias quando estivermos lavando roupas, louça ou alguma atividade que requeira o uso excessivo das mãos. Os produtos de limpeza, por exemplo, escurecem o metal.

Bijuterias

Alguns mitos precisam ser revistos: nada de ferver as peças em água e sabão, nem deixá-las de molho. A limpeza das bijuterias deve ser feita com uma flanela macia e produtos específicos para tal fim. Bem simples!

Peças em madre pérola são mais suscetíveis a perderem o brilho, especialmente se ficarem em contato direto com a água. Portanto, elas devem ser retiradas durante o banho, ou antes de utilizarmos cosméticos ou perfumes. Espere que sequem, para em seguida utilizá-las.

As bijuterias também não devem ser usadas na praia ou piscina. A não ser as peças plásticas ou as que você separa exclusivamente para esse fim.

Dicas

  • Evite dormir com as bijus.
  • Retire-as quando for fazer os tratamentos capilares.
  • Evite que as peças fiquem embaçadas ou escurecidas, utilizando um pedacinho de giz escolar dentro do porta-jóias. O giz vai absorver a umidade específica do local. Já o creme dental e o talco não podem ser usados. Esses dois componentes geram um sensação falsa de limpeza, quando na verdade danificam as peças.
  • Jamais deixe as bijuterias espalhadas pela casa ou dentro de bolsas, carro ou locais inadequados. O atrito junto a outros objetos acaba danificando as peças mais finas.
  • Aquele brinco ou anel maravilhoso cheio de pedrinhas, que é nosso mimo, perde uma delas...para evitar esse tipo de transtorno, você pode passar uma camada fina de esmalte incolor em cima das pedrinhas. Serve para mantê-las firmes e protege o material.

Cuidados com a pele

Além dos cuidados para manter as peças bem bonitas, também devemos ficar atentos às irritações, alergias e dermatites causadas pelas bijuterias.

Bijuterias

Isso ocorre por conta da sensibilização da área em contato direto com alguma substância dos metais que compõem a bijuteria. Esses metais são menos nobres, por isso as peças têm um preço menor. Nesse sentido, a conservação da bijuteria é mais que essencial para evitar tais transtornos. Se a peça estiver enferrujada, descascada, as chances de irritação são maiores.

E aí, vamos cuidar?

Fotos: http://www.comocriarbijuterias.com.br, http://marcadeagualoja.blogspot.com.br, http://www.zezedesouza.com.br

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários