Estou com acne. O que fazer?

Alguns cuidados com a pele podem evitar o aparecimento da acne. Confira quais são eles e previna-se!

Não existe uma só pessoa no mundo que não se incomode com as terríveis espinhas, não é mesmo?

As espinhas aparecem quando os poros ficam entupidos com a oleosidade natural da pele, e também por bactérias e pele morta. 

O caso começa a ficar um pouco mais preocupante quando aparecem várias delas pelo seu rosto. Infelizmente, se isso acontecer, fica comprovado: você tem acne. E agora?

A acne pode parecer uma coisa difícil de lidar, mas com os cuidados certos e o tratamento adequado ela pode ser amenizada até sumir de vez da sua vida. 

Cuidados com a pele com acne

Estou com acne. O que fazer?

Alguns cuidados com a pele podem evitar o aparecimento da acne, como lavar o rosto todos os dias com sabonete específico para o seu tipo de pele, fazer esfoliação pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo da pele morta e ter o hábito do uso do protetor solar para não desenvolver nenhum tipo de inflamação maior.

No entanto, para quem já desenvolveu a acne, precisa tomar bastante cuidado. Em muitos lugares aparecem receitas caseiras milagrosas que o resultado pode acabar piorando. Então, aqui vão algumas dicas para conseguir lidar com esse quadro tão incômodo.

Não estourar

Pode parecer óbvio, mas muita gente estoura as espinhas achando que isso fará com que desapareça. 

Quando as espinhas são estouradas, a pele fica marcada e pode até ocorrer uma inflamação mais grave, devido ao contato direto das bactérias existentes nas mãos com o poro ferido.

Lavar sempre o rosto

Lavar o rosto, sempre com um sabonete específico - existem até alguns sabonetes clínicos especiais para pele com acne - ajuda a adstringir a pele, elimina as bactérias e a oleosidade e a mantém seca por mais tempo.

Estou com acne. O que fazer?

Beber muita água

Sim, água!  Troque os refrigerantes que deixam sua acidez em alta, por sucos de frutas e água. A água hidrata o corpo e também a pele. Quando sua pele está hidratada, passa a ter uma regeneração maior.

Ter uma dieta balanceada

Pessoas que ingerem uma quantidade menor de açúcar e leite tendem a ter menos acne.

Uma dieta com muito açúcar aumenta a quantidade de espinhas. O ideal é ingerir todos os tipos de frutas e vegetais e alimentos ricos em ômega-3.

Dormir bem

Para ter uma pele bonita são necessários cuidados além de somente externos. Dormir bem vai deixar a pele mais descansada e calma. É importante também manter-se longe do stress.

E é bom lembrar de sempre consultar um dermatologista antes de qualquer tipo de intervenção ou medicamento.

Postado em .


Recomendado para você

Comentários