Shampoo: mitos e verdades

Saiba como o shampoo afeta a saúde dos seus cabelos

Nem sempre a quantidade de produtos é o que define a beleza dos cabelos. Ter fios saudáveis também implica em saber utilizar bem os produtos essenciais para cuidar das madeixas, como é o caso do shampoo.  

Shampoo: mitos e verdades

É justamente por isso que você precisa conhecer bem os rituais do uso desse produto, entender o que realmente é mito e quais as verdades sobre o efeito do shampoo em seus cabelos!

Como aplicar?

O cabelo deve estar molhado, depois de até quatro minutos em água corrente. O shampoo então pode ser aplicado, mas antes você pode diluí-lo em um pouco de água. Nas próprias mãos, você faz a mistura e começa a aplicar nos fios. Não comece pela raíz, mas sim pelo comprimento. E vá chegando, aos poucos, ao topo da cabeça. Massageie com a ponta dos dedos.

Quantas vezes devo utilizar?

O ideal é que você use o shampoo ao menos duas vezes. A primeira lavagem vai retirar toda a sujeira e oleosidade. Já a segunda, cuidará de uma limpeza mais profunda dos fios.

E na hora de enxaguar? 

Passe as mãos pelo comprimento, remova todo o excesso de espuma. A nuca, o topo e as laterais devem ser bem limpos. Retire todo o shampoo para evitar resíduos que causam ressecamento.

O antiqueda funciona?

O shampoo antiqueda ajuda a prevenir a quebra dos fios. Ele também dá mais força às madeixas. O ideal, quando há queda, é procurar entender a causa e caso não ocorra melhoras, acionar um médico. 

Shampoo: mitos e verdadesE os antirresíduos?

Eles também funcionam preventivamente, pois eliminam restos de cloro, pigmento, agentes poluidores e outros problemas. Não devem ser usados diariamente, pois podem gerar outras dificuldades no couro cabeludo. Uma limpeza profunda pode ser feita semanalmente nos fios, com alguns outros produtos complementares.

Oleosos e mistos?

Os shampoos para cabelos específicos funcionam. No caso dos fios ressecados, vale a pena apostar em um shampoo mais emoliente: aqueles com texturas peroladas ou cremosas. Por sua vez, quem sofre com a oleosidade deve procurar o shampoo com aspecto transparente, pois haverá mais elementos cítricos: chá verde, menta ou própolis. Nos cabelos oleosos e mistos, o condicionador deve ser usado apenas nas pontas.

E os profissionais?

Muitas mulheres ficam na dúvida quanto à necessidade do shampoo profissional, muito observado nos salões de beleza. Os especialistas explicam que esse tipo de produto possui uma tecnologia mais avançada, que vai lavar e tratar os fios ao mesmo tempo. Eles também possuem, em sua composição, o chamado ativo detergente. Esse ativo está presente em todos os tipos de shampoo, mas no caso do produto profissional ele será complementado com queratina, ceramidas, hidratantes e extratos vegetais. 

Uma possibilidade, bastante recomendada pelos cabeleireiros, é que você use o shampoo comum e, na segunda lavagem, faça a opção do profissional.E aí, prontas para cuidar dos fios e utilizar corretamente o seu shampoo? Em caso de dúvidas, também vale a pena conversar com o seu próprio cabeleireiro!

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários