Máscara capilar

Conheça cada tipo e como deve ser a aplicação

Em qualquer ala de cosmético, a diversidade de máscaras capilares sempre nos confunde. O mercado produz, incansavelmente, diferentes tipos e marcas, mas nem sempre  temos parâmetro para fazer uma boa escolha. E como deve ser a aplicação desse útil equipamento para cada tipo de cabelo?

Os cabelos apresentam diferentes tipos de problemas, que precisam ser tratados em etapas específicas. Não adianta nutrir, se os fios estão secos e precisando de água. A nutrição acaba perdendo a função, pois não é absorvida.

Por outro lado, não comece a reconstruir os fios, se eles não foram hidratados e nutridos.

Confira as nossas dicas!

As máscaras certas para cada tipo de cabelo

Resultados diferentes: nutre, hidrata e reconstrói

É comum, nos rótulos das mascaras, observarmos diferentes tipos: hidratante, nutritiva, anti-frizz. Cada um desses produtos deve ser utilizado de forma específica.

  • Hidratante: não vai agir diretamente no fio, função mais comum da cauterização e reconstrução. A função da máscara hidratante é específica para garantir mais saúde aos fios. Geralmente são à base de glicerina, bepantol, extratos, elastina, colágeno, aloe vera e silicone. Garante um cabelo mais sedoso, maleável e de maior brilho.
  • Nutritiva: age na reposição de lipídios dos fios, principalmente em cabelos secos. A composição é marcada por óleos, manteigas e algumas substâncias hidratantes. Garante mais energia à estrutura capilar.
  • Anti-frizz e de reconstrução: como usar a máscara correta para os fios fracos, quebradiços e ressecados? Nesse caso, ela vai agir com elementos de reconstrução formados por queratina, proteínas, aminoácidos e alguns minerais. Assim, garantem a recuperação da textura dos fios, que também mostram-se mais resistentes.

Neste vídeo, retirado do blog Sacolando, temos muitas dicas específicas para cada resultado. Confira!

Aplicação

Como aplicar a máscaraTalvez você considere que a máscara capilar deve ser aplicada após a lavagem normal dos cabelos. Certo ou errado? Depende!

A aplicação pode acontecer em ordens diferentes, a depender do resultado que se deseja.

A fibra capilar é formada por camadas. Uma delas é a cutícula: escama externa que regula a entrada e a saída de água do fio. Quando aplicamos o xampu, seus componentes abrem a cutícula e fazem a limpeza. Em alguns casos, usa-se a máscara nesse momento, pois ela repara e trata a estrutura capilar.

Se o seu cabelo precisa de hidratação, comece pelo xampu, seguido da máscara e finalize com o condicionador. Esse último vai amaciar o fio e selar as escamas.

Mas se o seu cabelo for oleoso, você tem que começar pela máscara. Só em seguida você utiliza o xampu garantindo a limpeza dos fios. Os especialistas recomendam que você apenas umedeça as mechas e vá aplicando a mascara. Depois do tempo recomendado, lave com xampu e finalize com o condicionador.

Também é necessário que se observe o tempo de ação de cada produto: alguns agem por rápidos minutos, outros demandam mais tempo e exigem o uso da touca térmica.

Faça um cronograma para o uso de cada tipo de máscara, converse com um especialista e pesquise diferentes marcas, sempre ouvindo a opinião de outros consumidores!

As nossas dicas!

Você também deve ficar antenada em como potencializar o efeito da máscara capilar. Em nossas dicas, que listamos abaixo, você pode conquistar um cabelo lindo e hidratado na medida!

A primeira dica é que você deve estabelecer o seu cronograma de aplicação das máscaras capilares.A segunda dica é que você observe a reação do cabelo ao produto utilizado. Afinal de contas, cada cabelo é de um tipo e muitas vezes as máscaras apresentam comportamento e funções diferentes em cabelos distintos.

O terceiro passo é analisar a composição do produto. Veja quais tipos de ativos a máscara contém, e depois faça uma pré classificação, entre hidratante ou nutritiva. E aí precisa ter muita atenção, pois alguns produtos carregam componentes de nutrição e hidratação. A própria indústria de cosméticos capilares muita vezes nos induz a isso, quando cria um produto com várias funções.
E agora, mãos a obra! Deixe sua dúvida ou comentário nesse post e vamos ficar lindas?

Fotos: vmulher5.vila.to, blogbeiramarshopping.com.br, todacharmosynha.blogspot.com.br

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários