Divas dos fios afro: como cuidar dessas madeixas?

Celebridades mostram que o crespo vem com tudo para qualquer estilo

Nas últimas semanas de moda eles ganharam destaque. Nas novelas, tem ficado difícil escolher os melhores fios afro, pois todas as beldades que os representam são divas. No cinema, o glamour é ainda maior, pois a atriz Lupita Nyong'o tem um estilo fortíssimo de belo e mostrou que os fios crespos estão com tudo no cenário fashionista. A criatura talentosa do filme “12 anos de Escravidão” foi declarada como a mulher mais linda do mundo pela revista People. Mas, afinal de contas, como essas beldades cuidam dos seus cabelos? Vamos nos inspirar?

Divas dos fios afro: como cuidar dessas madeixas?

Um dos problemas que mais incomodam as mulheres negras é o ressecamento dos fios. Justamente por esse motivo, eles precisam de cuidados especiais, que os deixem maleáveis. Aquele fio mais arrepiado precisa de controle. E como conseguir essa façanha? Investindo em hidratação. A raiz do fio crespo não vai ter um formato liso e existe uma oleosidade restrita nesse tipo de região capilar. Com isso, você precisará adotar algumas rotinas práticas que auxiliarão na saúde das madeixas. 

O pacote básico de cuidados

O cabelo afro é, na maioria das vezes, mais volumoso. Nesse sentido, a mulher precisa agir com cuidados que possibilitem a reconstrução do movimento dos fios. Além disso, fazer uso diário do shampoo e leave-in específicos. Você não pode descuidar  quanto ao uso do condicionador, especialmente se os fios forem constantemente expostos ao processo de escovação com secador.

Se esse pacote básico de cuidados for adotado, o brilho e volume serão sentidos de outra maneira. De acordo com os especialistas, os fios afros necessitam de um tipo de nutrição especial, com cargas moleculares diferenciadas que deem conta da recuperação capilar. A hidratação deve ser quinzenal e com cosméticos específicos da linha afro.

Divas dos fios afroE quando o cabelo já passou por química?

Se o seu cabelo é afro e já passou por processos químicos, os cuidados devem ser redobrados. Caso você ainda esteja se decidindo por uma primeira coloração, as mais recomendadas são as douradas, acobreadas e vermelhas. O alisamento e o relaxamento devem ser acompanhados sempre por alguém que entenda do assunto, pois o experimento caseiro pode levar a prejuízos à saúde capilar. Por serem tinturas com fórmulas mais densas, acarretam quebra de fio quando mal utilizadas. 

Qual o melhor corte?

Qual celebridade você prefere? A Erika Januza, da novela "Em Família" (Globo) ou a Taís Araújo, que também assumirá os fios crespos na próxima trama global chamada de "Geração Brasil"?

Ou Lupita Nyong'o, diva no cinema? Independente da sua escolha de corte, faça as manutenções periódicas. Se tem interesse em repicar, adeque o volume. Caso você prefira que os fios sequem naturalmente, use um bom creme de pentear. Os secadores e difusores precisam ser usados com cautela.

E as tranças? Combinam para as mulheres com esse maravilhoso tom de pele? Claro que sim! É tradição, questão cultural em nosso país. Mas, caso você queira aderir definitivamente ao curto, dê preferência ao penteado/corte chamado de “bolinha”.

Cheias de inspiração?

Postado em - Atualizado .


Recomendado para você

Comentários