Como é o desenvolvimento de cosméticos capilares

Os cosméticos capilares estão presentes na vida de todas as brasileiras. Mas poucas sabem do que são feitos. Confira!

Os cosméticos capilares estão presentes na vida de todos os brasileiros. Sua variedade e funções são tão amplas que é comum encontrarmos uma gama enorme de produtos nas prateleiras de supermercados, farmácias e até mesmo lojas de perfumaria em todo o país.

Mas você já parou para pensar em como esses cosméticos são desenvolvidos? Essa é uma curiosidade que agita algumas pessoas que querem saber o que usam em seus cabelos e como os produtos químicos funcionam na hora de lavar as madeixas.

Se pegarmos uma embalagem de cosmético dificilmente iremos entender o que está escrito em sua composição. Afinal, são produtos químicos que só são conhecidos por quem estudou a matéria na faculdade e se especializou em desenvolver esse tipo de produto.

Você sabe como são desenvolvidos os cosméticos?

Como é o desenvolvimento de cosméticos capilares

Uma dado interessante que talvez você não conheça é que os produtos vendidos para a saúde e beleza de seus fios são compostos em sua maioria por água. Isso mesmo, mais de 70% da composição de xampus, condicionadores, máscaras de tratamento e cremes de pentear são feitos com água.

Os detergentes também fazem parte da fabricação dos xampus e são os responsáveis por quebrar e eliminar o acúmulo de óleo, graxa e até mesmo agentes externos como a poluição de nossos couros cabeludos. Sua função é tão importante que sua concentração no produto pode ser de 10% a 15% do total.

Os outros compostos de um cosmético capilar

Como é o desenvolvimento de cosméticos capilares

Mas se esses produtos são compostos quase que 90% de água e detergente, o que são os 10% restantes? Essa é uma pergunta importante e que irá fazer com que o cosmético seja ideal para diminuir o frizz, modelar os cachos, manter o liso por mais tempo, hidratar de forma intensa o cabelo, entre tantas outras variedades.

Os espessantes funcionam para dar corpo a fórmula e impedir que ela fique líquida demais. Um dos produtos mais utilizados na indústria cosmética é o sal, na verdade o cloreto de sódio, ou até mesmo o de amônio.

Os impulsionadores de espuma são como o próprio nome já diz os responsáveis pela espuma, que faz com que você tenha certeza que o produto está agindo em seu couro cabelo. Já os conservantes são de extrema importância e servem para impedir que bactérias e fungos não consigam se proliferar dentro do frasco úmido dos produtos de beleza capilar.

Já a fragância é talvez o composto mais bem guardado da composição já que é ela a responsável pelo cheiro do produto e, portanto, sua marca dentro do mercado. Isso é importante porque é pelo cheiro do xampu, condicionador ou creme para pentear que o usuário se identifica e se torna fiel à marca.

Postado em .


Recomendado para você

Comentários