Como cuidar dos cabelos cacheados?

Dicas para controlar o volume dos fios e evitar ressecamento

Entender o processo de tratamento dos cabelos cacheados é essencial, pois muitas mulheres acabam por prejudicar os fios pelo fato de não fazerem um tratamento adequado e diário. Um fio cacheado vai nascer liso desde a raiz. O cacho é formado ao longo dos fios. Por esse motivo, acaba sempre sendo um pouco ressecado ou mesmo crespo. A oleosidade, nesse tipo de fio, acaba não chegando da raiz às pontas. Por isso as madeixas permanecem secas, fragilizadas, com formato estranho ou mesmo “arrepiadas”. O que fazer então? Há diversas alternativas para deixar os fios com beleza, boa definição e leveza. Confira as dicas do Social Beauty:

Lavar: sempre com água morna, pois quando a água está muito quente é possível que o ressecamento seja ainda maior. Você pode lavar os fios diariamente, sempre utilizando os produtos específicos para seu tipo de cabelo.

Como cuidar dos cabelos cacheados?

Massagem: há quem pense que uma boa massagem não deve ser feita em cabelos cacheados. Ledo engano! Durante o próprio processo de lavagem, experimente adotar esse método, inclusive para gerar estímulo na produção do sebo que é benéfico para os fios. Depois da massagem, com os fios úmidos, utilize pequenas doses de creme para pentear e espalhe ao longo dos fios. Se houver necessidade, aplique em outros momentos do dia. Não abuse da quantidade, pois isso levará à opacidade e pouco movimento nos fios.

Hora de pentear: o cabelo não deve ser penteado a seco. Faça isso quando estiverem molhados, assim você mantém minimamente a estrutura dos cachos. Para desembaraçar, comece das pontas para a raiz.

Produtos extras: alguns produtos extras podem ser usados: máscaras de hidratação que podem ser aplicadas em casa no salão, algum tipo de finalizador que possua silicone e gloss. O leave in, os reparadores de pontas, sprays intensificadores de brilho, bem como pomadas e mousses também são bem-vindos.

Corte: os períodos adequados para o corte também são essenciais no processo de tratamento dos cabelos cacheados. Esse tipo de prática ajuda a controlar o ressecamento dos fios e manter o volume sob controle.

Como cuidar dos cabelos cacheados?

Entender as necessidades específicas dos cabelos cacheados é a chave para um avanço em seu tratamento. Os processos de hidratação devem ser cuidadosos, para não incorrer em excesso. Uma boa hidratação permite que a maciez, o brilho e a elasticidade dos fios ganhem vida. Os produtos que geralmente formam as máscaras hidratantes são compostos por umectantes, emolientes e fortalecedores. Componentes de ceramidas, proteína do leite, da seda, o próprio gérmen de trigo e a soja são excelentes aliados. Outras substâncias que atuam no sentido de acalmar os fios são aquelas à base de extratos vegetais e queratina e silicone. Elas vão impedir a saída da água natural dos fios e permitir que os cachos fiquem bem sossegados.

E você, quais são os seus cuidados com os cabelos cacheados? O que realmente funciona para te deixar feliz com seus cabelos? Compartilhe suas dicas, mostre seus truques e vamos divulgar os segredos do universo capilar!

Postado em .


Recomendado para você

Comentários