Cabelos saudáveis

Como a alimentação pode “tratar” seu cabelo

Como a alimentação pode tratar seu cabelo

Sabemos da importância de alguns cosméticos para termos cabelos bonitos e sedosos. Máscaras, shampoo, uso adequado do condicionador e cuidados no tratamento são mais que importantes.

Porém, você também precisa estar atenta à saúde do seu cabelo. Uma alimentação correta, com os nutrientes necessários, pode auxiliar e muito na saúde dos fios.

Uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais gera consequências para a saúde capilar, opacidade e fios quebradiços.
Vamos conferir uma dieta que age diretamente para um cabelo saudável?

Espinafre

O espinafre é rico em ferro, mineral que age na formação dos glóbulos vermelhos, responsáveis pela produção dos folículos capilares. Quando comprovamos carência de ferro, frequentemente observamos que o paciente está com os fios sem brilho, ressecados e fracos. Um cenário extremamente propício para o início da queda. A clorofila, bastante concentrada no espinafre, atua em conjunto com o ferro e também equilibra a oleosidade capilar. Além disso, fortalece a raiz e equilibra o crescimento dos fios.

Laranja

A laranja atua na eliminação da oleosidade e consequente surgimento da caspa. A pectina, presente na “porção branca” da laranja, contém fibras que eliminam as toxinas geradoras de oleosidade.

Morango

O morango é rico em flavonóides e vitamina C. Esses dois nutrientes auxiliam na microcirculação que ocorre no couro cabeludo. Com uma boa circulação, o crescimento dos fios acelera, torna-os mais resistentes e menos propensos à queda, aspecto quebradiço e ressecamento.

Cenoura

O betacaroteno e a vitamina A são dois importantes nutrientes da cenoura. Antioxidante, o betacaroteno ajuda a combater a ação dos chamados radicais livres. Com isso, impede a queda e auxilia na manutenção dos pigmentos que podem fazer com que os fios fiquem grisalhos. Por sua vez, a vitamina A mantém as células do couro cabeludo saudáveis, contribuindo na nutrição e controle da oleosidade natural dos fios.

Soja

Como a alimentação pode tratar seu cabelo

Nossos fios são formados, em 97% da composição, por proteínas.

E quando falamos em proteína, a soja consegue ser campeã! Se você anda desconfiada de carência de proteínas, adote a dieta da soja aliada aos outros nutrientes recomendados pelos especialistas.

Com a reposição, você trata os fios antigos e ajuda os que estão por nascer. A soja também está comprovadamente indicada para casos de alterações no pigmento e interfere até mesmo na textura dos fios. A biotina presente na soja é outra aliada: ela cuida do folículo piloso, prevenindo aquele sufoco dos fios quebradiços.

Aveia

Aveia...oh grãozinho que faz um bem danado para um tantão de coisas! É que o silício, mineral bastante presente na aveia, atua na queratina e proteína que são essenciais para a formação dos fios. A aveia também congrega complexo B e zinco que multiplicam as células do bulbo capilar, favorecem o crescimento e controlam o desequilíbrio hormonal que tanto afeta diferentes órgãos do nosso corpo e que, especialmente para os cabelos, acarretam queda e fios brancos.

Portanto, fiquemos de olho nesses hormônios!

Iogurte

Os chamados iogurtes magros são bem servidos em aminoácidos, substâncias que enriquecem a fibra capilar. Já as vitaminas do complexo B presentes no líquido, atuam na produção de queratina, tornando-o mais forte e sedoso

Salmão

Para as amantes de comida japonesa, bons resultados nos cabelos! É que o salmão, tão presente na culinária japonesa, é rico em proteínas, ácido graxo ômega 3 e selênio.

Como a alimentação pode tratar seu cabelo

Essa “seleção” ajuda a combater inflamação, protege contra a radiação ultravioleta e age na boa circulação e envio de nutrientes ao bulbo capilar.

Agrião

O uso do agrião provoca uma verdadeira reação química em nosso organismo. Os especialistas explicam que a composição dessa hortaliça tem ligações com a produção de enxofre, mineral que mantém a produção da queratina. Como você já deve ter ouvido falar, o enxofre também é considerado um ótimo anti-inflamatório. E o que isso resulta? Na prevenção da caspa!

Vilões

Como a alimentação pode tratar seu cabeloAçúcar, carboidratos presentes nas massas e pães e álcool são os principais vilões para a manutenção de um cabelo saudável.

O problema está no fato desses alimentos elevarem o nível de insulina da corrente sanguínea.

Por tabela, geram desequilíbrio hormonal e terminam por atingir os folículos capilares.

Na dúvida, vale aquela velha dica: uma alimentação balanceada e saudável melhora tudo em nosso organismo.

Fotos: saude-eboaforma.blogspot.com.br, www.menuvegano.com.br, www.orionfitness.com.br, kiboosushi.wordpress.com, www.gazetaderondonia.com.br

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